Ao longo dos anos, o Grupo lnapa construiu uma base sólida que lhe permitiu alcançar uma posição de liderança nos mercados onde atua. Queremos continuar a crescer e, para tal, oferecemos um serviço de excelência e um acompanhamento que assegura aos nossos clientes, parceiros, colaboradores e stakeholders um negócio sustentável, com um objetivo comum: melhorar o mundo. Esta é a nossa missão, que está refletida em todas as nossas ações, desde a vertente humana, às operações e ao caminho sustentável para reduzir o impacto ambiental da nossa atividade.
Através de processos adaptáveis a todas as geografias do Grupo, construímos uma cultura mais forte, mais colaborativa e comprometida que nos permitirá, por um lado, diminuir os distanciamentos e constrangimentos impostos e, por outro lado, facilitar a criação de novas dinâmicas de trabalho apostando cada vez mais na tecnologia como ferramenta poderosa na aproximação e na construção de um sentido de pertença e de trabalho para um objetivo comum. Pretendemos promover uma maior colaboração entre departamentos e entre empresas, em todo o mundo para promover um futuro melhor para todos.
Queremos ser parte integrante e ativa de uma mudança positiva na vida de todos. A vontade de viver melhor tem revelado uma maior procura de hábitos mais amigos da saúde e do ambiente e também a necessidade de encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. O Grupo Inapa promove diversas iniciativas para incentivar um estilo de vida mais saudável, física e mentalmente e está comprometido com uma aposta na cultura da empresa que envolva todos os seus colaboradores, clientes e stakeholders.
A sustentabilidade ambiental faz parte da cultura do Grupo Inapa, está presente na forma como atua em todas as áreas de negócio e nos vários mercados em que opera. Temos uma abordagem responsável e preventiva relativamente aos desafios, assumindo o seu papel (direto ou indireto) na conservação das florestas, e das espécies delas dependentes, no uso responsável de recursos naturais como a água, e na redução de emissão de gases de efeito de estufa. É esse o nosso compromisso: Construir um mundo mais sustentável, onde empresas e colaboradores se encontram na defesa dos mesmos valores.
Os nossos valores estão alinhados com a nossa missão para que, através deles, a cultura da Inapa esteja sempre presente nos serviços prestados, nas decisões tomadas e na definição da estratégia do negócio.
Acrescentamos valor através de um serviço personalizado. Queremos ser parte integrante da solução em cada desafio, de forma a responder e, sempre que possível, superar as suas expectativas.
Apostamos em relações de longo prazo construídas com base na confiança, somos consistentes na forma como trabalhamos e eticamente responsáveis. Oferecemos um serviço de excelência com o qual clientes, parceiros e fornecedores podem contar, sem reservas.
Valorizamos a possibilidade de mudar com o mercado para acompanhar a evolução tecnológica e as tendências comerciais em todo o mundo através de processos facilmente adaptáveis. Estamos preparados para os desafios de um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Mantemos uma mente aberta para promover a eficiência nas respostas e soluções que oferecemos.
A preocupação com a sustentabilidade financeira, social e ambiental faz parte do nosso quotidiano. Acreditamos que o futuro pertence a quem tem a capacidade de se reinventar, de manter uma perspetiva responsável sobre todas estas vertentes e de proporcionar essa aprendizagem a outros. Temos, por isso, uma abordagem consciente, através da promoção e otimização de processos sustentáveis, transversais a todo o Grupo.
As linhas estratégicas para 2022-24 destacam três pilares: eficiência, crescimento e sustentabilidade.
• Manter o foco na fidelização do cliente e posição de liderança da Inapa.
• Aumentar o peso das vendas feitas por canais eletrónicos.
• Racionalização contínua da infraestrutura e otimização da logística.
• Implementação do novo ERP em todas as geografias aumentando o alcance de serviços compartilhados e adoção de novas tecnologias para diminuir custos.
• Crescimento orgânico expressivo em produtos não-papel.
• Explorar oportunidades de crescimento por aquisição nas áreas de Embalagem e Viscom.
• Continuar a tendência de redução da dívida, através do cash flow operacional e desinvestimento de ativos fixos, melhorando o rácio capital próprio/dívida.
• Rejuvenescer a estrutura e atrair novos talentos com skills digitais.
• Reduzir as emissões do Grupo, aumentando a geração de energia renovável e o uso de energia/combustíveis verdes nas operações.
• Melhorar as emissões indiretas da cadeia de valor da Inapa, reduzindo as emissões atribuíveis a bens adquiridos e a transporte e distribuição a montante.
A Inapa tem uma abordagem responsável e preventiva relativamente aos desafios ambientais estando mobilizada em torno de medidas que promovam a proteção ambiental e cumpram integralmente todas as leis e regulamentos comunitários ou locais.
Apesar dos desafios que o setor enfrenta, o Grupo entende também a responsabilidade social como uma contribuição essencial para a construção de um futuro sustentável, mais justo e equilibrado, razão pela qual tem em curso diversas iniciativas de solidariedade nas geografias onde opera.