Mensagem do CEO

"Estes resultados reforçam a confiança na nossa estratégia e na capacidade de fazer face aos desafios que possamos enfrentar nos próximos anos."

FREDERICO LUPI
CEO do Grupo Inapa

Os resultados alcançados em 2022 foram muito positivos e reforçam o nosso otimismo relativamente ao desenvolvimento do Grupo Inapa. Esta performance é o corolário da estratégia executada nos últimos anos, marcada por processos estruturais de aquisição e otimização que implicaram uma enorme dedicação das nossas equipas.

O volume de negócios atingiu os 1.212 milhões de euros, correspondendo a um aumento de 26% face a 2021, enquanto a margem bruta gerada cresceu 35% (mais 63 milhões de euros), tendo passado de 18,6% para 20,0% das vendas.

Apesar dum aumento dos custos de exploração (induzidos em parte pelo aumento de atividade, em parte pelo aumento da inflação e em parte pela cessação de apoios no âmbito da Covid-19), a eficiência medida em percentagem de vendas aumentou expressivamente (custos de exploração representaram 15,3% das vendas, uma melhoria de 2,9pp face a 2021). Esta variação reflete os ganhos de reorganizações implementadas na Alemanha, França e Espanha.

O aumento da margem conjugada com o decréscimo do peso dos custos, levou a uma melhoria muito assinalável do EBITDA recorrente gerado, que se cifrou em 86,9 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 55,4 de milhões de euros face a 2021. Em percentagem de vendas a melhoria foi igualmente expressiva, passando de 3,3% para 7,2% das vendas.

Apesar do aumento com encargos financeiros devido ao aumento das taxas de juro, os resultados líquidos alcançaram os 17,8 milhões de euros, uma progressão de 14,4 milhões de euros face a 2021.

Em termos de balanço destaco que a dívida líquida se reduziu em 40,7 milhões de euros face a dezembro de 2021, para 221 milhões de euros. O rácio de Dívida Líquida / Re-EBITDA teve uma progressão muito significativa, tendo alcançado os 2.5x (comparativamente com 8,3x em 2021).

Estes resultados reforçam a confiança na nossa estratégia e na capacidade de fazer face aos desafios que possamos enfrentar nos próximos anos. Sobretudo quando obtidos num contexto altamente desafiante onde se destacam as consequências relacionadas com ajustamentos pós Covid-19 e o conflito na Ucrânia, bem como limitações de disponibilidade de papel associadas ao encerramento ou suspensão de atividades de várias fábricas de papel (num período em que a procura foi claramente superior à oferta). Estes efeitos levaram a um aumento substancial dos custos de produção e consequentemente ao aumento dos preços praticados no mercado. No último trimestre do ano destaca-se uma quebra relevante da procura de papel, relacionada com uma opção generalizada, por parte dos diferentes intervenientes da cadeia de valor, de redução dos níveis de stock de papel, efeito que se alargou ao início do ano de 2023.

Prosseguimos em 2022 os nossos planos de otimização de operações implementando novos processos de redução de custos e criação de estruturas mais flexíveis. Alargámos a utilização do novo ERP do Grupo (SAP S/4HANA) a Portugal e Espanha, processo que deverá ficar concluído este ano em França e Turquia.

De um ponto de vista de desenvolvimento sustentável, além de termos prosseguido com investimento e ações de melhoria em diferentes frentes, registámos progressos relevantes, dos quais destaco, por exemplo, o aumento da importância da comercialização de papéis ecológicos e a redução do consumo de energia, emissões GEE, geração de resíduos, acidentes de trabalho e doenças profissionais. Atingimos uma parte substancial dos objetivos a que nos propusemos relativamente ao compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e definimos novos objetivos para 2023 e 2024.

Entendo por isso que iniciámos com sucesso a implementação das linhas de orientação estratégica definidas para o triénio 2022-2024, que dão sequência ao plano do período anterior e promovem três pilares que julgamos determinantes para o nosso futuro: eficiência, crescimento no negócio não papel e impacto ao nível da sustentabilidade.

Agradeço finalmente aos nossos colaboradores, clientes, fornecedores, instituições financeiras, acionistas e comunidades onde nos inserimos, o impacto significativo que tiveram no desenvolvimento dos nossos valores, missão e desempenho. Este contributo é determinante para o sucesso do Grupo Inapa.

A nossa Visão

Ao longo dos anos, o Grupo lnapa construiu uma base sólida que lhe permitiu alcançar uma posição de liderança nos mercados onde atua. Queremos continuar a crescer e, para tal, oferecemos um serviço de excelência e um acompanhamento que assegura aos nossos clientes, parceiros, colaboradores e stakeholders um negócio sustentável, com um objetivo comum: melhorar o mundo. Esta é a nossa missão, que está refletida em todas as nossas ações, desde a vertente humana, às operações e ao caminho sustentável para reduzir o impacto ambiental da nossa atividade.

Improve your work

Através de processos adaptáveis a todas as geografias do Grupo, construímos uma cultura mais forte, mais colaborativa e comprometida que nos permitirá, por um lado, diminuir os distanciamentos e constrangimentos impostos e, por outro lado, facilitar a criação de novas dinâmicas de trabalho apostando cada vez mais na tecnologia como ferramenta poderosa na aproximação e na construção de um sentido de pertença e de trabalho para um objetivo comum. Pretendemos promover uma maior colaboração entre departamentos e entre empresas, em todo o mundo para promover um futuro melhor para todos.

Improve your life

Queremos ser parte integrante e ativa de uma mudança positiva na vida de todos. A vontade de viver melhor tem revelado uma maior procura de hábitos mais amigos da saúde e do ambiente e também a necessidade de encontrar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal. O Grupo Inapa promove diversas iniciativas para incentivar um estilo de vida mais saudável, física e mentalmente e está comprometido com uma aposta na cultura da empresa que envolva todos os seus colaboradores, clientes e stakeholders.

Improve your world

A sustentabilidade ambiental faz parte da cultura do Grupo Inapa, está presente na forma como atua em todas as áreas de negócio e nos vários mercados em que opera. Temos uma abordagem responsável e preventiva relativamente aos desafios, assumindo o seu papel (direto ou indireto) na conservação das florestas, e das espécies delas dependentes, no uso responsável de recursos naturais como a água, e na redução de emissão de gases de efeito de estufa. É esse o nosso compromisso: Construir um mundo mais sustentável, onde empresas e colaboradores se encontram na defesa dos mesmos valores.

Os nossos valores moldam o nosso futuro

Os nossos valores estão alinhados com a nossa missão para que, através deles, a cultura da Inapa esteja sempre presente nos serviços prestados, nas decisões tomadas e na definição da estratégia do negócio.

Foco no Cliente

Caminhamos lado a lado com o Cliente, conhecemos o seu negócio e procuramos antecipar as suas necessidades.

Acrescentamos valor através de um serviço personalizado. Queremos ser parte integrante da solução em cada desafio, de forma a responder e, sempre que possível, superar as suas expectativas.

Fiabilidade

Cumprimos o que prometemos.

Apostamos em relações de longo prazo construídas com base na confiança, somos consistentes na forma como trabalhamos e eticamente responsáveis. Oferecemos um serviço de excelência com o qual clientes, parceiros e fornecedores podem contar, sem reservas.

Agilidade

Temos capacidade para nos reinventarmos de novas e diferentes maneiras.

Valorizamos a possibilidade de mudar com o mercado para acompanhar a evolução tecnológica e as tendências comerciais em todo o mundo através de processos facilmente adaptáveis. Estamos preparados para os desafios de um mundo cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. Mantemos uma mente aberta para promover a eficiência nas respostas e soluções que oferecemos.

Sustentabilidade

Melhoramos o trabalho, a vida, o mundo.

A preocupação com a sustentabilidade financeira, social e ambiental faz parte do nosso quotidiano. Acreditamos que o futuro pertence a quem tem a capacidade de se reinventar, de manter uma perspetiva responsável sobre todas estas vertentes e de proporcionar essa aprendizagem a outros. Temos, por isso, uma abordagem consciente, através da promoção e otimização de processos sustentáveis, transversais a todo o Grupo.

Estratégia

As linhas estratégicas para 2022-24 destacam três pilares: eficiência, crescimento e sustentabilidade.

Eficiência

• Manter o foco na fidelização do cliente e posição de liderança da Inapa.

• Aumentar o peso das vendas feitas por canais eletrónicos.

• Racionalização contínua da infraestrutura e otimização da logística.

• Implementação do novo ERP em todas as geografias aumentando o alcance de serviços compartilhados e adoção de novas tecnologias para diminuir custos.

Crescimento

• Crescimento orgânico expressivo em produtos não-papel.

• Explorar oportunidades de crescimento por aquisição nas áreas de Embalagem e Viscom.

Sustentabilidade

• Continuar a tendência de redução da dívida, através do cash flow operacional e desinvestimento de ativos fixos, melhorando o rácio capital próprio/dívida.

• Rejuvenescer a estrutura e atrair novos talentos com skills digitais.

• Reduzir as emissões do Grupo, aumentando a geração de energia renovável e o uso de energia/combustíveis verdes nas operações.

• Melhorar as emissões indiretas da cadeia de valor da Inapa, reduzindo as emissões atribuíveis a bens adquiridos e a transporte e distribuição a montante.

Responsabilidade Ambiental e Social

A Inapa tem uma abordagem responsável e preventiva relativamente aos desafios ambientais estando mobilizada em torno de medidas que promovam a proteção ambiental e cumpram integralmente todas as leis e regulamentos comunitários ou locais.

O nosso compromisso ambiental assenta nos seguintes pilares:
  • Conformidade legal
  • Certificação ambiental das empresas participadas e da cadeira de fornecimento
  • Gestão de produto proactiva em torno do ambiente
  • Gestão eficiente da pegada de carbono nas operações

Apesar dos desafios que o setor enfrenta, o Grupo entende também a responsabilidade social como uma contribuição essencial para a construção de um futuro sustentável, mais justo e equilibrado, razão pela qual tem em curso diversas iniciativas de solidariedade nas geografias onde opera.