Em 1 de março de 1965 foi aprovado o requerimento do Dr. Joaquim Pedro Rasteiro para instalar uma fábrica de papel de imprimir e escrever, em qualquer distrito de Aveiro ou Coimbra.
Consequentemente, em 24 de novembro de 1965 foi constituída a Inapa – Indústria Nacional de Papéis, SARL, através dos seus fundadores: Dr. Joaquim Pedro Rasteiro, Eng º. Vasco de Quevedo Pessanha, Eng º. Eduardo Rodrigues de Carvalho, Eduardo Furtado, o Eng º. Carlos Marques de Sousa, Vasco Luís de Castro, António Brandão Veludo, Mário de Oliveira, Eng º. Justino Pereira da Cruz, Dr. Álvaro Braga da Cruz, Dr. Fernando Cruz e Socel – SARL Sociedade Industrial de Celuloses.
A Inapa foi constituída como um produtor de papel de impressão branco e foi a primeira fábrica de papel nacional em grande escala.
Situada em Setúbal, a sua unidade Fabril nasceu semi-integrada com uma unidade produtora de celulose da Socel, empresa que foi nacionalizada em 1975 e deu origem ao que hoje é a Portucel.
A Inapa manteve-se um produtor de papel até fevereiro de 2000, quando vendeu os seus ativos industriais e centrou a sua actividade de distribuição de papel, que começou em 1978.
Posteriormente, a Inapa alargou a sua atividade a duas novas áreas de negócio, a embalagem e a comunicação visual.
MP 1 (máquina papel)