A pandemia causada pela Covid-19 teve um impacto muito significativo no consumo de papel de escrita e gráfico, que de acordo com o Eurograph sofreu uma retração de 20% na Europa Ocidental face ao ano de 2019. Depois de um segundo trimestre em que a queda foi de 38%, observou-se um progressivo aumento da atividade, limitado no entanto pelo surgimento duma 2ª vaga no fim do ano que não permitiu uma recuperação tão forte quanto inicialmente previsto.

Neste ano devemos destacar a fusão das operações da Papyrus Deutschland na Papier Union, sob o novo nome de Inapa Deutschland. A consolidação desta atividade após a aquisição efetuada em Agosto de 2019 permitiu que a Inapa obtivesse um importante ganho de quota de mercado, limitando a 1% a diminuição de faturação, superando novamente em 2020 a fasquia dos mil milhões de euros de volume de negócios.

A Inapa prosseguiu com a implementação do seu plano estratégico para o triénio 2019-2021, tendo registado evoluções positivas ao longo dos eixos de desenvolvimento.

Relativamente à otimização da Distribuição de Papel, concluímos o processo de sinergias decorrentes da aquisição da Papyrus França, tendo fechado as instalações em Tremblay e Pantin. Na Alemanha, com a fusão da Papyrus Deutschland e da Papier Union, avançámos significativamente na implementação do plano de sinergias, com o fecho de diversas localizações e redimensionamento das equipas.

Iniciámos em 2020 a implementação do novo ERP do Grupo Inapa (SAP 4/HANA) tendo já migrado para o novo sistema todas as operações provenientes da Papyrus Deutschland, e contamos concluir em 2021 a migração de todas as operações na Alemanha e em mais duas geografias, o que irá permitir alcançar um maior nível de eficiência a nível do Grupo.

O volume de negócios da globalidade dos Negócios Complementares mostrou-se resiliente à envolvente económica, tendo apresentado um crescimento de 1% face a 2019 quando considerada a atividade de cross-selling. Conjugado com uma aposta em produtos de maior valor acrescentado e margem, aliada a uma gestão rigorosa de custos, permitiu uma evolução significativa dos resultados operacionais das empresas de Embalagem e Comunicação Visual, que passaram de 2,2 para 3,4 milhões de euros.

Prosseguimos a trajetória de redução da dívida líquida do grupo que se situou em 315 milhões de euros (incluindo efeitos IFRS16), uma redução de 22 milhões de euros face a dezembro de 2019, tendo simultaneamente reduzido o peso da dívida corrente (excluindo trade finance), de 25% para 14% da dívida bruta total.

O resultado líquido de 15,5 milhões de prejuízo está fortemente impactado pela contabilização de 11,6 milhões de euros de custos não recorrentes ligados à restruturação das operações, com especial incidência da fusão das operações na Alemanha após aquisição da Papyrus Deutschland.

O Ebitda recorrente situou-se em 27,4 milhões de euros, 0,9 milhões abaixo de 2019. De notar que durante o segundo semestre este resultado alcançou os 16,6 milhões de euros (3,3% sobre as vendas), um aumento de 2,5 milhões (mais 17%) sobre o período homólogo de 2019. Estes resultados foram determinados por uma performance de vendas superior à evolução do mercado e por uma melhoria significativa da margem bruta sobre vendas, conjugadas com uma gestão de custos muito rigorosa.

Entendemos que os resultados operacionais recorrentes alcançados num ano particularmente adverso e as iniciativas de poupanças e eficiências identificadas e parcialmente já implementadas validam claramente as opções estratégicas tomadas, com particular relevância para a operação de aquisição mais recente da Papyrus Deutschland.

Apesar das diversas disrupções a que estivemos sujeitos este ano devido à Covid-19, as operações do Grupo Inapa continuaram a desenvolver ininterruptamente a sua atividade mantendo o serviço aos seus clientes, graças ao empenho dos nossos colaboradores, a quem deixo um especial agradecimento. Aos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e acionistas e às instituições financeiras que nos acompanham agradecemos o apoio dado ao longo do tempo que nos permite continuar a nossa missão.

Estratégia

Estratégia

Sobre a Inapa

Sobre a Inapa

Relatório & Contas

Relatório & Contas