Em 2019, os acionistas da Inapa aprovaram um plano estratégico para o triénio de 2019-2021 baseado em quatro pilares de atuação:  consolidação e otimização do negócio de papel, crescimento diversificado nas áreas de embalagem e comunicação visual, reforço da sustentabilidade financeira e desenvolvimento sustentável.

Neste período a Inapa continuou a liderar o movimento de consolidação do sector, com a conclusão da aquisição da Papyrus Deutschland em julho de 2019. Esta operação permitiu que neste triénio o volume anual de papel comercializado pela Inapa crescesse 15% enquanto o mercado de papel na Europa Ocidental apresentou uma queda substancial de 20%, afetada pelo impacto da Covid-19. A quota de mercado nas geografias em que tem operações teve assim uma progressão de 4,0pp (de 13,9% para 17,9%) de 2018 para 2021. Quando comparamos este último ano com 2015, vemos que o ganho de quota nos mercados onde a Inapa atua foi de 6,1pp (em 2015 a quota era de 11,8%).

Os planos de sinergias identificadas nos momentos de aquisição da Papyrus França e Papyrus Deutschland foram implementados com sucesso. Em França o plano já se encontra totalmente implementado com poupanças significativamente superiores ao inicialmente estimado e na Alemanha já se encontram implementadas poupanças cujo efeito anual é superior ao apresentado aos acionistas para aprovação da operação. Na Alemanha foram entretanto identificadas oportunidades adicionais expressivas que serão implementadas no decorrer de 2022 e 2023.  

Para permitir uma maior sistematização e coordenação de processos nas várias geografias e áreas de negócio, que permitam otimizar os recursos, decidimos adotar um novo ERP de última geração (SAP 4/HANA), a ser usado por todas as empresas do Grupo Inapa. A implementação começou na Alemanha em 2020 e apesar das limitações provocadas pela nova vaga da Covid-19 no início de 2021,  foi concluída com sucesso no final do primeiro semestre, para as diversas empresas alemãs. No segundo semestre de 2021, o novo ERP foi implementado nas operações na Bélgica e Portugal. continuando assim o caminho para alcançar um maior grau de eficiência a nível do Grupo.

Os negócios complementares apresentaram um crescimento de 4,4% ao longo do triénio, reduzido devido ao impacto da Covid-19, com efeitos significativos na área de Viscom, que sofreu uma quebra de 13% (com destaque para a consequência da não realização de eventos durante o período de pandemia) enquanto a área de embalagem cresceu 14%.

A dívida líquida diminuiu €11 milhões ao longo destes três anos, continuando a trajetória anterior (no triénio anterior tinha diminuído €28 milhões). Esta evolução incorpora os efeitos da aplicação da norma IFRS16 em 2019 e da classificação das vendas realizadas em factoring na Alemanha como “true sale” em 2021 e foi alcançada apesar da aquisição da Inapa Deutschland. Como consequência desta redução e do aumento do EBITDA recorrente, o rácio da dívida líquida sobre EBITDA recorrente passou de 17,1 em 2018 para 8,3 em dezembro de 2021.

O pilar do desenvolvimento sustentável conheceu, em 2021, progressos interessantes ao verificar-se um aumento sem precedentes no consumo global de energias renováveis, ultrapassando a meta de 12% que foi definida para 2022. Uma parte significativa deste sucesso deve-se à mudança de cerca de 80% para eletricidade de origem eólica e hídrica na Alemanha. Reforçámos também, entre outras medidas descritas no respetivo relatório, o investimento em veículos de menor consumo e tecnologia híbrida. Na vertente social, destacamos a elaboração do Plano para a Igualdade de Género do Grupo que, fruto de um trabalho conjunto de muitos colaboradores, foi publicado pela primeira vez durante o ano de 2021. Reafirmamos assim todo o nosso compromisso com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas aos quais aderimos com entusiasmo.

O Volume de negócios em 2021 situou-se em €965 milhões, apresentando uma redução de €51 milhões face a 2020. Após uma primeira metade do ano muito afetada pelas restrições ligadas à Covid-19, em que o volume de negócios se contraiu cerca de €73 milhões face ao primeiro semestre do ano anterior, no segundo semestre o volume de negócios cresceu €24 milhões (+5,6%) face ao período homólogo. O acréscimo de atividade do segundo semestre permitiu alcançar um EBITDA recorrente de €21 milhões no semestre, uma melhoria de €4 milhões face ao período homólogo.

De realçar a forte evolução do EBITDA anual. Após os significativos custos de restruturação assumidos em 2020, em 2021 o EBITDA situou-se em €31 milhões, um aumento de 95% (+ €15 milhões) face ao ano anterior.

No segundo semestre alcançámos um lucro líquido de €6,3 milhões, revertendo as perdas do primeiro semestre e fechando o ano de 2021 com um resultado líquido de €3,3 milhões. 

Face a dezembro de 2020 a dívida líquida reduziu-se em cerca de €53 milhões, situando em dezembro de 2021 em €262 milhões (incluindo €38 milhões de efeitos IFRS16). Este montante inclui o “trade finance” em todas as geografias exceto Alemanha onde, por força de alterações aos contratos, as vendas através de factoring passaram a ser consideradas “true sales”. A dívida bruta de curto prazo reduziu-se em €17 milhões e a de médio e longo prazo em €38 milhões.

Contamos com uma equipa preparada para responder aos desafios e às oportunidades de crescimento, eficiência, inovação e sustentabilidade que irão marcar os próximos anos. Aos nossos colaboradores, clientes, fornecedores, instituições financeiras e acionistas deixamos uma especial palavra de agradecimento pela sua contribuição para que a Inapa possa prosseguir com os seus valores no desempenho da sua missão.

Estratégia

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Sobre a Inapa

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Relatório & Contas

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