Estratégia

Visão: OTIMIZAÇÃO, Crescimento E SUSTENTABILIDADE

A estratégia do Grupo para o triénio 2019-2021 é uma evolução na continuidade da estratégia definida para o triénio anterior, assentando em quatro pilares de atuação: otimização do negócio de papel, crescimento diversificado, reforço da sustentabilidade financeira e desenvolvimento sustentável.

Plano estratégico

OTIMIZAÇÃO DO NEGÓCIO DO PAPEL

• Procurar oportunidades de consolidação e racionalização de recursos nos diversos mercados.

• Otimizar a distribuição e logística numa ótica transfronteiriça.

• Potenciar o cross-selling com Packaging, Viscom, Office e Graphic Supplies através de parcerias.

• Melhorar a capacidade de otimização de pricing.

• Implementar o SAP em todas as geografias e áreas de negócio.

• Reduzir custos através de centralização de funções.

CRESCIMENTO DIVERSIFICADO

• Crescer na área da Embalagem de forma orgânica e inorgânica.

• Desenvolver o negócio de Viscom alargando o âmbito de atuação a mais mercados.

• Potenciar a infraestrutura de papel para otimizar custos de distribuição e aumentar vendas.

REFORÇO DA SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA

• Manter a tendência de diminuição de dívida através de geração de cash-flow, redução de fundo de maneio e desinvestimento em ativos fixos.

• Assegurar planos de reembolso de dívida com maturidades compatíveis com a geração de cash-flow.

• Adequar a alocação da dívida às fontes de geração de cash-flow.

• Melhorar o rácio de Capitais Próprios/Dívida.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

• Compatibilizar a evolução do negócio com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.