A Inapa, a par da distribuição de materiais de embalagem, desenvolve ainda tecnologias e conceitos de embalagem únicos, oferecendo aos clientes não só a conceção da sua embalagem exclusiva, como ainda o serviço de embalamento e os serviços de logística que lhe possam estar associados.
O ano de 2022 foi caracterizado pelos constrangimentos na área da logística, pela crise energética e pela disrupção nas cadeias de produção e abastecimento. Neste contexto, o segmento da embalagem mostrou mais uma vez a sua resiliência tendo aumentado as vendas em 8% face ao período homólogo de 2021. Segundo as estatísticas da CEPI (Confederation of European Paper Industries), estima-se que a quota de mercado da embalagem se tenha mantido estável, representando 59,8% da produção total de papel e cartão (59,1% em 2021).
O setor da embalagem continuou a beneficiar do efeito de substituição que resulta das normas comunitárias de phase-out das embalagens de plástico. As embalagens de papel podem ser facilmente recicladas e não representam qualquer ameaça para o ambiente. Com a crescente procura nas suas distintas utilizações como para alimentos e bebidas (Thermal packaging ou Packaging for food ) ou em outros setores da indústria e para transporte (Lightweight packaging), espera-se que a sua procura continue a crescer de forma sustentável nos próximos anos.
O Grupo antevê um aumento do peso da área de distribuição de materiais e comercialização de soluções de embalagem nas suas vendas consolidadas, em resultado não só do alargamento deste segmento de negócio a outras geografias em que a Inapa opera, mas também do crescimento orgânico das unidades já existentes.