Embalagem

A distribuição de soluções e materiais de embalagem é a segunda área de negócio mais relevante da Inapa. Com operações na Alemanha, França e Portugal, este negócio apresenta múltiplas sinergias com o da distribuição de papel e potencial de cros-selling, quer para os clientes da área gráfica, quer para os clientes do segmento “Office”.

O mercado europeu de distribuição de embalagem apresenta uma dimensão relevante, nele coexistindo distribuidores generalistas e distribuidores especializados, centrados em apenas um tipo de material de embalagem ou num número limitado.

A globalização económica, no que se refere à especialização e concentração geográfica da produção, a alteração dos comportamentos do consumidor e, em particular, o aumento das vendas online determinou um aumento muito significativo das necessidades de acondicionamento seguro, versátil e rápido do mais variado tipo de produtos, fazendo antever um crescimento sustentado do consumo a médio-longo prazo.

Acresce que a embalagem é, em muitos casos, o primeiro contacto do cliente com o fornecedor e com o produto, pelo que o investimento das empresas neste domínio deverá não só manter-se mas mesmo aumentar, sendo este um fator adicional de dinamização deste segmento.

73

milhões de euros de vendas em Packaging

2.1

milhões de euros de resultado líquido

23%

contribuição dos negócios complementares para os resultados operacionais do Grupo

A Inapa, a par da distribuição de materiais de embalagem, desenvolve ainda tecnologias e conceitos de embalagem únicos, oferecendo aos clientes não só a conceção da sua embalagem exclusiva, como ainda o serviço de embalamento e os serviços de logística que lhe possam estar associados.

O Grupo antevê um aumento do peso da área de distribuição de materiais e comercialização de soluções de embalagem nas suas vendas consolidadas, em resultado não só do alargamento deste segmento de negócio a outras geografias em que a Inapa opera, mas também do crescimento orgânico das unidades já existentes.

Em 2014 concluiu-se a fusão e unificação das empresas de embalagem do Grupo na Alemanha e em França que passaram a operar sob a mesma marca – Inapa Packaging.

Áreas de Negócio

Oferta de uma gama completa de produtos e serviços para a indústria gráfica e escritórios, nomeadamente papel, consumíveis gráficos e de escritório e serviços de logística.
Papel
Soluções à medida, personalização de embalagem e oferta global de produtos de embalagem: caixas, filmes, cintas, fitas, enchimentos, sacos, etiquetas e equipamentos.
Embalagem
Distribuição de uma gama completa de produtos e serviços para impressão digital de grande formato: impressoras, tintas/toners, media, software e assistência técnica.
Comunicação Visual