Comunicação Visual

As novas tecnologias de impressão, a inovação ao nível dos materiais de suporte e os novos conceitos de comunicação, conduziram à criação de um mercado específico, em desenvolvimento e com retornos interessantes dos capitais investidos.

Face às potencialidades deste novo mercado, e em associação à forte complementaridade revelada por esta área de negócio com a do papel, a Inapa decidiu em 2007 adquirir a Complott, um dos principais operadores no mercado alemão.

A Comunicação Visual é o segmento de negócio que apresenta a maior taxa de crescimento da indústria gráfica, compreendendo não só os materiais de impressão, mas também os consumíveis, a venda dos equipamentos de impressão, software e respetiva manutenção.

O rápido desenvolvimento da tecnologia de impressão digital em combinação com as impressoras de grandes formatos criaram um novo mercado de aplicações gráficas. As impressoras de grandes formatos, que operam entre os 60 centímetros e os 5 metros de largura, permitem o mais variado tipo de impressões num alargado conjunto de suportes, como o papel, lona, vinil, filme, tecido ou madeira.

1.500

colaboradores no Grupo Inapa

88

milhões de ações transacionadas na Bolsa de Valores de Lisboa

TOP 3

metros quadrados de área de armazenagem

Estes desenvolvimentos permitem aplicações tão variadas como os painéis de publicidade exterior, de publicidade interior, sinalética, impressões para utilização em móveis ou eletrodomésticos, coberturas publicitárias de edifícios e meios de transporte.

No mercado alemão a Inapa é atualmente o 3º maior operador, operando através da sua subsidiária, Complott Papier Union, que no final de 2011 adquiriu a empresa FLS Bildsysteme Vertriebs GmbH, localizada no Sul da Alemanha, consolidando a sua posição no mercado.

Desde 2013, o Grupo Inapa passou a ter em Portugal uma operação de comunicação visual, com a aquisição da empresa Crediforma. A empresa é o maior distribuidor da HP na impressão de grande formato no mercado Português.

A contribuição deste negócio continua a revelar-se positiva, justificando as expectativas favoráveis futuras, quer em termos de desempenho e crescimento orgânico nos mercados onde já desenvolve esta atividade, quer no que se refere ao alargamento a outros mercados onde a Inapa está presente.

Áreas de Negócio

Oferta de uma gama completa de produtos e serviços para a indústria gráfica e escritórios, nomeadamente papel, consumíveis gráficos e de escritório e serviços de logística.
Papel
Soluções à medida, personalização de embalagem e oferta global de produtos de embalagem: caixas, filmes, cintas, fitas, enchimentos, sacos, etiquetas e equipamentos.
Embalagem
Distribuição de uma gama completa de produtos e serviços para impressão digital de grande formato: impressoras, tintas/toners, media, software e assistência técnica.
Comunicação Visual